quinta-feira, 12 de março de 2015

Inlet manifold and carburetor overhaul - part 1

Comecei a preparar-me para re-condicionar os carburadores e achei que faria sentido, tratar de tudo de uma só vez. Assim fiz.
Peguei no colector de admissão, sendo que os carburadores já estão desmontados, e comecei a desmontar tudo peça por peça, fotografando à medida que ia fazendo.
"I started preparing myself to recondition my carburettors, since i was planning to go through all that i decided to deal with it all. So i did.
I took the inlet manifold and disassembled it piece by piece, photographing as i went through it."







À medida que ia desmontando, ia-me deparando com cenários deste género:
"during the whole process i encountered things like this...rust"














O lixo misturado com ferrugem, por sua vez misturado com coisas que nem sei o que são!
O colector precisa de uma valente lavagem e tratamento decente.
"This needs to be cleaned as soon as possible"







Resultado? Três parafusos partidos e dois que requerem mais cuidado para remover, mas essencialmente, ferramentas adequadas à sua remoção.
Consequência? Uma ida ao torneiro, uns furos, roscas novas e faciar a superfície.
"Three broken screws, unbelievable.
What now? Well this needs to be handled by a professional, 3 new holes, 3 new screws...let's see how it turns out. I'll talk about later"




É essencial ir catalogando as peças! Nunca se sabe o que vai ser preciso e se algumas das peças ainda se encontram disponíveis, novas!
Mais novidades para breve (muitas peças a caminho)

Entretanto, a limpar:
- colector de admissão: micro esferas de vidro
- carburadores: ultrasons 

"Don't make the mistake of thinking you will deal with it later, you won't. As you go through something, always make a record of it. Photographs, part numbers, bags, pen...all you need is discipline and patience. Some parts are unavailable even though many are still available from any land rover dealer.

To clean:
- Inlet manifold - Bead-blasting
- Carburettors - Ultrasound Cleaning "

quarta-feira, 25 de fevereiro de 2015

Mudança de ares! - To a new beginning

Um pequeno "preview" do novo espaço de restauro, com outro tipo de condições e outro tipo de ferramentas, uma espécie de laboratório de mecânica, confesso que fiquei impressionado.
Não tem absolutamente nada a ver com a primeira oficina, se é que se pode chamar de oficina, além de que o género de profissionalismo é de outro nível, passando de practicamente inexistente para fora do comum.
Estou bastante entusiasmado, é uma nova etapa, um novo começo, uma nova vida.

" Small preview of the new restoration workshop, has a slightly different type of conditions and tools, its almost as one of my university's laboratory, i must confess, i was quite impressed, has absolutely nothing to do with the first workshop, if that's even the word for it, the degree of professionalism has also changed from nil to outstanding.
I am thrilled, its a new stage, a new start and new life"

Mais novidades para muito breve, até lá..
"More updated coming very soon"










Suspension Christmas!

Já não actualizava o blog há demasiado tempo, felizmente tenho andado ocupado!
"I haven't updated for awhile, fortunately i've been busy!"

Decidi adiantar as compras e comprei muitas peças,
- Molas e amortecedores (comprados na Rimmerbros), serviço impecável, recomendo vivamente.
    - As molas são OEM standard, os amortecedores são Bilstein, standard.
- Casquilhos, parafusos, porcas, anilhas, retentores, rolamentos, bump stops, etc etc etc, tudo comprado na Britcar, serviço excepcional.
- 2x complete AP lockheed kit de reparação para o servo-freio com instruções originais, teve que ser, senti-me na responsabilidade de tratar delicadamente do sistema de travagem
" I decided to get ahead on my shopping list and bought quite a few things,
- Springs and shock absorbers (bought from rimmerbros), impeccable costumer service, i highly recommend .
    - The springs are OEM and the shocks are Bilstein, all standard as from factory production, shame they don't make woodhead's anymore.
- Bolts, washers, screws, bump stops, gaskets, bushes, bearing, etc etc, all bought from Britcar, which also has a great costumer service and i do highly recommend.
- 2x complete AP lockheed servo repair kit with all original fitting instructions, very expensive part, bought those for a bargain price of 25 GBP, well worth  it, specially if you're trying to keep everything as original as possible and you do not joke around braking systems on a 2 ton piece of metal"

Contudo, mesmo tendo gasto uma pequena fortuna em peças, ainda me faltam 3 ou 4 para ter absolutamente tudo novo para montar o chassis e os eixos, num restauro "nut&bolt" é preciso ter muita paciência, até porque nem todas as peças estão disponíveis.
"Even after spending a small fortune on parts, there are still 3 or 4 that are missing and i can't seem to find them anywhere, in order to have every single thing that i need to re-assemble the chassis and axles.
In a nut&bolt restoration you must be patient as a lot of the parts you need are obsolete and nowhere to be found! "

Ao que interessa, as fotografias:
"Now to what you guys been craving, photographs"