sexta-feira, 4 de março de 2016

Pinças de travão part 1 - AP Lockheed brake callipers

 Reparar as pinças de travão:
   Dados técnicos:
      * lockheed de 4 pistons à frente (ref: 606681 & 606682) imperial thread.
      * lockheed de 2 pistons a trás (ref: 606694 & 606695) imperial thread.

  Material necessário:
      * set de 8 pistons para a frente (ref: 606683)
      * set de 4 pistons para trás (ref: 606696)
      * set de vedantes para a frente e trás (ref: AEU1547 & 8G8587L) 2 de cada.
      * 8 bleed nipples (ref: 606684)

- Inicialmente as 4 pinças foram ao jacto de areia, que não aconselho a ninguém fazer o mesmo, foi feito com base na experiência do mecânico antigo. É um erro, sendo que as pinças são de ferro fundido e têm um tratamento químico específico que se perdeu ao ir ao jacto de areia, juntando ao facto de ficarem picadas, logicamente que o jacto de areia é um processo muito abrasivo e agressivo nos metais.
Vendo o lado positivo, sempre é algo novo que se aprende, mesmo para quem se encarregou deste trabalho e por sorte não foram sem os pistons (se tivessem ido com os pistons muito provavelmente resultaria na perda completa das pinças por picar o interior, onde trabalham os pistons).

- As pinças de travão devem/podem ser limpas por 3 processos:
  * manual, usando escovas de palha de aço etc
  * micro-esferas de vidro (fácil e barato)
  * quimicamente 

Para finalizar, as pinças vão ser novamente limpas (desta vez por micro-esferas) e posteriormente pintadas com tintas VHT, o catálogo está nas fotografias abaixo.
Pensou-se em electro-zincar as pinças mas nunca fica perfeito, assim fica bastante melhor. Aguardemos.


"To repair brake callipers:
   Technical data:
     * 4 piston lockheed callipers at the front (ref: 606681 & 606682) imperial thread.
     * 2 piston lockheed callipers at the back (ref: 606694 & 606695) imperial thread.

  Parts required:
    * 8 pistons for the front callipers (ref: 606683)
    * 4 pistons for the back callipers (ref: 606696)
    * Gasket set front and back  (ref: AEU1547 & 8G8587L) 2 of each.
    * 8 bleed nipples (ref: 606684)

- At first, all 4 callipers were sandblasted, its evidently a mistake and i don't advise anyone to do the same, it was done based on the experience of my former mechanic. Its an error, the callipers are cast iron and have a specific chemical treatment to prevent them from rusting, once you sandblast them, you will loose that treatment and won't have the desired look. Sandblasting is too aggressive.
On the bright side, its good to know more about these sort of things, even for the unprofessional "mechanic", luckily the pistons were still in place and further damage was done.

- Brake callipers can be cleaned using 3 different processes:
   * manually by the use of a brush (etc)
   * glass bead blasting
   * chemical cleaning 

To sum up, my callipers will be cleaned by glass bead blasting and painted with VHT paint, which is highly recommended, you can see the catalog bellow.
Initially we thought about zinc plating but you never get it perfect and won't give you the correct finish and will probably add too much material to the screw threads. Anyway, lets see what we get."





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