segunda-feira, 28 de janeiro de 2013

10-11-2012


Progresso e rizada é o que nāo falta.
Dificilmente haverá dias de trabalho, tão engraçados, como os que têm passado!

"Totozices"
Foram criadas alcunhas para todos, eu sou "o cagāo" o Luis é "o urso" e o Paulo jorge é "o gambuzino"! :)

Regra :
Nāo cantar, falar ou abrir os olhos quando se trabalha num Range Rover que esteve parado 16 anos! É critico e o pior nem é a terra (acreditem, eu sei)!

A estrutura base destes primeiros Range Rover é chapa, que apesar de ser forte, tem a tendência de acumular água, óleo e terra, que combinados geram um "cancro" que corroem a chapa. Daí aparecerem os tais buracos e bolhas de ferrugem em certos pontos.
Pontos fracos:
* cross member, localizado por baixo do lower tailgate, tende a apodrecer na zona por baixo dos farolins.
* upper tailgate que tem uma estrutura de metal, que devido ao isolamento pouco capaz e retençāo de água, apodrece muito facilmente.
* as inner wings, parte interior das asas da frente, apodrecem em três zonas, nos cantos que podem ser vistos abrindo o capot e vendo na regiāo que liga a parte interior da asa à asa exterior; na zona junto aos footwells e na zona junto ao tabuleiro da bateria.
* as portas sāo alvo de ferrugem apesar de serem revestidas de alumínio, a sua estrutura interior é chapa, daí por vezes as tais bolinhas que se vêm.
* o capot (nos modelos antigos, é de ferro e como tal, muito pesado), apodrece junto às letras "range rover" que não deixam escoar a água, e no meio sendo que não tem o mesmo escoamento que têm os de alumínio. No entanto penso que esta última apenas acontece nos que têm os orifícios no capot para os limpa vidros em metal, penso que seja até 1981.
* o lower tailgate apodrece e muito na base e nos vincos laterais, tudo isto devido ao aprisionamento da água, verifica-se também na zona das letras para Range Rover até 1979.
* as embaladeiras (inner e outter sills) sāo naturalmente um ponto fraco, necessitam sempre de manutençāo e que muitas vezes leva a sua substituiçāo.
* os footwells também estāo muitas vezes debilitados devido à currente exposiçāo ao que referi no início, como sendo a mistura de terra, água e óleo.
* penso ser também necessário verificar os dois paineis traseiros, laterais ( quer o da roda suplente quer o da zona das ferramentas.
* o goal post, apodrece muito junto aos farolins e nos apoios ao chassis, bem como o assembly dos farolins da frente, nos apoios do chassis.

Um bom projecto tem estes aspectos todos que eu referi! :) muita ferrugenzinha!!
Podem seguir as directrizes dadas, levem um martelo e uma chave de fendas para testarem as zonas de ferrugem e os pontos fracos, normalmente o chassis está bom, sendo que é de ferro quase massiço.
Estou aberto a quaisquer tipo de perguntas acerca disto.

Mais um dia, menos peças que sobram!

Foi retirado:
- grande parte dos paineis de alumínio, ficando a faltar o paínel lateral traseiro do lado do pendura e o tejadilho
- as 2 portas, o depósito de gasolina, as tubagens dos travões
- o parabrisas, que estava partido (infelizmente!)
- a cablagem completa e mais alguns promenores no compartimento do motor.

Restando portanto separar a carroçaria do chassis, alguns paíneis, os vidros e borrachas(selantes), paínel dos pedais e servofreio e pouco mais.






RANGE ROVER SUPERLEGGERA





















Depois de um longo dia de trabalho, começa-se a ver diferenças significativas. Além de que se torna possível avaliar a chapa!

Nota:
If you have any questions or doubts, please don't hesitate to ask, i will try to answer and explain as well as i can! (jvacarvalho@gmail.com)
Quaisquer dúvidas que tenham, nāo hesitem em contactar-me, farei o meu melhor para vos esclarecer!
(jvacarvalho@gmail.com)

03-11-2012


Amigo
Por pura coincidência, conheci um colega de faculdade, que também gosta de Land Rovers como eu,  por lógica adjacente a gostar de land rovers, também gosta de mecânica! Luis claro : )

O primeiro dia.
Juntei-me com o Luis e fomos começar a desmontar o carro!
- em primeiro lugar teria que sair o motor e grande parte dos componentes do compartimento do motor, caixa de velocidades e o restante dos interiores.
Facto:
O bloco do motor Rover V8 é feito de alumínio e por tal, é consideravelmente mais leve que a caixa de velocidades. Há que ter em conta que um Range Rover é um automóvel com uma distância do chāo elevada, pelo qual, ainda que seja fácil aceder ao compartimento do motor com facilidade, é necessário ter certas precauções quando se pretende retirar o motor.
- ter sempre uma segunda pessoa para ajudar e vigiar o processo, vigiar a grua;
- caso o carro esteja sobre preguiças ter atenção aos abanões e estabilidade das preguiças;
nota: aconselho a retirar o capot como é mostrado nas fotografias.

*continuando
- Saiu motor e caixa, note-se o calcário na bomba de água.
- Saiu o forro do tecto em vinyl, bom estado geral, vai ser certamente aproveitado, ha que ter em conta nāo danificar o vinyl nem o molde, sāo ambos frágeis.
- Sairam alguns paíneis do habitáculo, bem como os apoios dos bancos da frente, que foram "chatos" de retirar.

A carroçaria deste Range Rover é mantida estruturalmente  segura e apta às suas necessidades através de rebites e parafusos.
KEY WORD: rebarbadora, berbequim e boas chaves de caixa!

No fim do dia
Ficou portanto a faltar o resto da chaparia, bem como a cablagem toda, tubagem dos travões e pouco mais.

























Num dia, das 10h da manhã até as 17h, o Range Rover ficou no estado demonstrado pelas fotografias!
Da esquerda para a direita: Luis Claro, João Carvalho e Paulo Jorge.

PJVL4x4 eu vou e tu? :)