domingo, 27 de janeiro de 2013

Apresentação

Olá a todos, começo por me apresentar.
Chamo-me João de Almeida Carvalho, tenho 20 anos e sou estudante de engenharia mecânica na Faculdade de ciências e Tecnologia da Universidade Nova de Lisboa.
Desde muito novo que sou um apaixonado por carros, tenho muitas marcas de carros das quais tenho um prazer enorme de ver e conhecer
Uma das quais é  Land Rover, mais concretamente Range Rover.


Um pouco de história:
"a car for all reasons"

Desde 1951 que a Rover tentava criar, a partir da Land Rover, um 4x4 luxuoso, apto para tudo ("go anywhere"), sendo que só em 1966 é que o projecto "Range Rover" teve início com a chegada de um jovem engenheiro, conhecido por muitos como "Spen King".
Forma-se uma equipa de 2 engenheiros, sendo Spencer King encarregue do design e Gordon Bashford de coordenar o projecto.
Em 1969 é concluído o design do Range Rover! 
Apesar de o Range Rover ter sido terminado em 1969, este não foi revelado ao público até 17 de Junho de 1970.
Foram produzidos 40 exemplares de pré-produção desde 1967 até 1969, sendo lhes dado o nome de VELAR no intuito de afastar os média do projecto.

-Há quem pense que VELAR é nome de código para Vee Eight LAnd Rover ou que VELAR vem da palavra italiana "velare" que significa em inglês "to veil" or "to cover" (esconder ou cobrir).

Foi o primeiro e único veículo até hoje, a estar exposto no museu Louvre, como sendo uma obra de arte de carácter industrial.

Especificações: (1972)
- motor Rover V8 de 3529cc com 2 carburadores simples Zenith-Stromberg (175CD)
       - 135cv às 4750rpm e 250Nm às 2500rpm (para uma taxa de compr. 8:5:1)
       - 130cv às 5000rpm e 250Nm às 2500rpm (para uma taxa de compr. 8:25:1)
- caixa de 4 velocidade LT95 com bloqueio central
- bomba de gasolina mecânica Ac Delco
- caixa de direcção manual Burman
- 16ACR alternador (34amps)

Suspensão:
- molas telescópicas e amortecedores Woodhead
- Unidade de auto nivelamento Boge Hydromat

Sistema de travagem:
- 4 discos Lockheed (à frente 11.7" , atrás 11.4")
- sistema duplo tubagem nos travões com um sistema de aviso em caso de falha
- Servo freio Lockheed (type 100)
- Bomba de travagem Lockheed, com dupla válvula.

Nota: Os carburadores Zenith-Stromberg estão aptos para se adaptarem a mudanças abruptas de altitude sem impedir o bom funcionamento do motor.

Em Janeiro de 2012 , após 1 ano á procura de um Range Rover, finalmente encontrei o tal.

- Range Rover de 1972, suffix A, que veio de uma grande colecção de Land Rovers, entre eles posso referir um shortland e um série I minerva do exército.
-3528cc de cilindrada, duplo carburador Zenith-Stromberg, sem PAS (power assisted steering) e sem limpa vidros traseiro. Completamente original, fora a bola de reboque (suponho ter sido instalada um bocado à "papo seco") e a antena que não é de origem.
-Bancos em PVC, carpete central do túnel em PVC, tapetes de borracha originais, capa da roda suplente original em vinyl bem como a capa das ferramentas. Até os pneus eram os de origem, Michelin, quase sem uso.
- Documentos e comprovativo dos Kms (72.000), alguns papeis dos seguros e alguns selos.

Infelizmente, quando comprei o Range Rover, o entusiasmo era tanto, que tenho poucas fotografias dele quando o fui buscar.




Fotografias, do dia em que o fui ver ao stand! Imaginem como foi pedir dinheiro emprestado ao meu pai! Não foi nada fácil.

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