sábado, 9 de fevereiro de 2013

Some Diffs and axles!! Delicious!

Como eu tinha dito anteriormente o Coronel Mostarda vai ter um restauro digno de seu nome, e como tal nada se pode deixar passar! E o eixos não são excepção.

"Like i said before (probably a lot actually", the Colonel Mustard will have a restoration worthy of his name and as such, no detail can be messed about and the axles are no exception. I´m being thorough"

Começando pelo eixo de trás:
"starting with the rear axle"

* comecei por retirar os semi eixos, que estão literalmente novos;
"*I started to remove both drive flanges, which are literally brand new"

* depois foi retirar os rolamentos das rodas, que estão no lugar devido a duas porcas e uma chapa "travão", para os quais é necessária uma chave especial hexagonal, mas mesmo assim houve uma ou duas porcas que tiveram que sair literalmente à martelada;
"*After removing the flanges, i removed the wheel bearings which are secured by two nuts and a locking plate, you require a special spanner for the job and i would recommend a steel tube for torque, its tough to undo."

* de seguida foi retirar as pinças dos travões que têm umas chapinhas protectores que também servem de travão para os dois parafusos que sustentam a pinça (estas chapinhas só se vêm nos modelos mais antigos, a dada altura foram substituídas), logo de seguida saem os discos sem qualquer dificuldade mas atenção com os rolamentos (são 2 por roda relativamente ao eixo de trás);
"* Then came the removal of the calipers which also have locking plates, its a featured found in suffix A Range Rovers, early cars had these locking plates on the calipers. After the calipers are removed, the discs come next and they are quite easy to take off, by careful with the wheel hub as it contains two bearings"

* com isto seguem-se as falanges que curiosamente também tinham as mesmas chapinhas travão para cada 2 parafusos, facto que eu desconhecia;

* sem grande dificuldade o diferencial está fora, atenção que é deveras pesado. A sua constituição e consequente desmontagem não é difícil, mas também não é fácil. Primeiro saem os 4 parafusos que unem o diferencial à sua "casca" e depois trata-se de tirar a pinhão;
"* without much work, the diff is out, by ready as it is heavy, specially as it still carries the steel shell, undo the 4 main bolts and remove the pinion gear and the diff is ready to come off from the shell, if you know what i mean"

Notas:

* Nada a apontar aos rolamentos e falanges;
"* nothing to report about the flanges, hubs and bearings (although we are changing all bearings)"

* Os discos teram que ser decapados, mas estão novos. As pinças vão ser todas desmontadas, decapadas e reconstruídas com material novo (novos pistões, o-rings e selantes);
"* the brake discs have some superficial rust but they hardly have any wear at all, we still have to figure out what to do with them, i think new ones are safer. The calipers will be refurbished as they are rare and expensive."

* O diferencial está literalmente novo, alguma ligeira acumulação de óxido nos dentes que ficaram muito tempo sem valvulina, mas com o trabalhar sai tudo. Está mesmo como novo, bem como o pinhão. (curiosamente tenho grande parte destas peças na minha mesa de cabeceira, para quando acordar, ficar logo mais entusiasmado!)
"* The diff and pinion gear are as new, some accumulation of oxide on some of the crown wheel´s teeth, nothing to be worried, it will clear off after a few miles, it really is amazing to see a 40 year old diff, almost as brand new. I have these parts, on my bedside table just to wake up feeling more excited."

* Todos os retentores e selantes mudados, como seria de esperar;
"* every seal has to be changed and so will the bearings"

* O eixo em si vai ser decapado e pintado com hammerite preto baço como seria de origem de maneira a manter a originalidade e impedir a penetração da ferrugem.
"* The axle will be sandblasted, treated and painted mate black, as it would´ve been on the factory, in order to preserve as much of the originality that we can"

































EIXO FRENTE

O eixo da frente foi também deveras muito engraçado de desmontar e ver o estado das peças, bem como a qualidade de certos componentes!
O processo é semelhante ao anterior, por isso não me vou alongar muito

* comecei por retirar os braços de direcção e respectivo amortecedor;

* Seguindo foram os semi-eixos que naturalmente não têm nem metade do tamanho dos semi-eixos de trás, outra vez revelam-se novos e em seguida pinças, discos, rolamentos e falanges;

Nota: as tais chapinhas de travão mantém-se em ambos os eixos, não é só característica do eixo de trás.

* Em seguida das falanges saírem, retira-se o "steering swivel hub" que está centrado no swivel e está seguro com dois pinos (um em cima e outro em baixo e cinco parafusos por trás, paralelamente ao eixo). Atenção para não deixar cair os dois rolamentos pequenos de cada pino;

* Sem grande dificuldade retira-se o swivel;

-Recomendo a terem pelo menos três recipiente para massa consistente, óleo e valvulina. Tecnicamente o swivel deveria ter um óleo especial, no entanto no meu estava massa consistente!

Notas:

- retentores e selantes que é nitidamente uma regra fundamental num restauro e que seja por favor, de qualidade, bem como os rolamentos e swivels. (Num Range Rover não se brinca com a direcção e com o sistema de travagem!) Comprem sempre peças de substituição de qualidade, de preferência originais!

- swivels, rolamentos, pinos, discos, pinças (tudo re-aproveitável);

- quanto ao eixo, irá junto com o eixo trás, ambos nus para decapar e serem tratados com 3 camadas de hammerite, como já referi posteriormente;

- terá que levar um amortecedor de direcção novo bem como borrachas novas para os braços de direcção;






































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